A Quadra Poliesportiva José Barbosa Filho, na Escola Municipal XV de Março, foi palco do 2º Encontro de Capoeiristas, realizado pelo grupo Legião Brasileira de Capoeira, neste domingo (20). Durante o encontro, os participantes puderam aprender um pouco mais do esporte.

A programação do evento presenteou os praticantes da capoeira de Chã Grande e de outras cidades, que estiveram no encontro, com a ministração do professor de educação física Mestre Macarrão, sobre técnicas no esporte.

Durante toda a manhã, a cultura e a arte da capoeira se fizeram presentes no encontro. Através da entoação de cânticos e toques característicos do esporte, uma grande roda de capoeira se formou na quadra, convidando todos a participarem.

No final do encontro, assim como acontece em outros esportes, como o oriental Taekwondo, alguns praticantes foram graduados. No caso da capoeira, a troca de corda é o momento que marca a graduação do praticante.

A capoeira é um esporte originalmente brasileiro. Ele começou nas senzalas das grandes fazendas escravocratas, durante o período do Brasil Colônia. De lá pra cá, a capoeira, que também pode ser entendida como arte e cultura nos dias atuais, passou por momentos diversos. Já chegou a ser combatida e proibida, mas hoje atrai um grande número de participantes em todo o país.